terça-feira, 18 de julho de 2017

Construindo um tablado para Bateria Parte II - Construção

Chegada a hora, partiria para a execução do projeto. Esta consistiu em comprar em primeiro lugar todo o material que seria necessário, claro.
Conforme a lista de materiais apresentada na Parte I, eu comprei inicialmente as placas de EVA, as bolas de Tênis e as duas chapas de compensado. Se precisarem de indicação onde comprar cada um dos ítens deixem um comentário, mas Mercado Livre resolve 66,67% dos casos.
Mandei entregar as chapas de compensado na casa dos meus pais pois lá seria realizada a construção do projeto dado que um apartamento não é o ambiente mais adequado para cortar e furar madeiras.

Corte e furação das chapas de compensado

Lá chegando as chapas, bastou transferir as medidas do projeto para uma das chapas de compensado. Todos os cortes e furos seriam efetuados usando esta como gabarito, assim eu não precisaria transferir as medidas duas vezes (correndo um risco maior de errar neste passo) e também garantiria que os cortes e furações seriam idênticos.
Figura 6 - Medidas transferidas para o compensado
Lembrando que as chapas já foram compradas nas dimensões apropriadas para a instalação, sendo 1220mm por 2200mm.
Ótimo, medidas transferidas para a chapa de compensado, era hora de efetuar as furações propriamente. Para os furos onde seriam encaixadas as bolinhas eu usei uma serra copo tamanho 20mm. Um pouco maior talvez tenha sido melhor, pois assim uma porção maior da bolinha ficaria encaixada no buraco. Não que eu ache que assim não ficou bom ou então perigoso, mas um buraco maior talvez fosse uma melhor aproximação.
Inicialmente, efetuei um furo guia com uma broca para madeira de 8mm. Assim, ao usar a serra copo, esta não seria a responsável pelo furo inicial, que deve ser feito em posição mais precisa. Após, usei este furo guia como base para a furação com a serra copo.
Figura 7 - Realização do furo guia
Usando a mesma broca guia efetuei os furos para a passagem da fita Hellermann (enforca-gato, abraçadeira de nylon…) que seriam responsáveis por prender e manter as duas chapas alinhadas uma sobre a outra.
Devido à altura do copo da minha serra copo ser baixa, eu não conseguia furar as duas madeiras em uma única passada, fazendo-se necessário, então, furar a madeira superior, limpar o copo da serra copo e assim partir para o furo da madeira de baixo. Entretanto, como a furação guia já estava feita e com o furo maior da madeira superior servindo de guia, esta tarefa foi fácil de ser executada entretanto trabalhosa.
Figura 8 - Realização do furo na primeira chapa
Figura 9 - Realização do furo na segunda chapa
O corte das alças de transporte foi feito inicialmente com dois furos de 20mm seguidos de dois cortes feitos com serra tico-tico. Assim criou-se um bolso para a colocação das mãos e melhor transporte das chapas.
Figura 10 - Realização do corte das alças para transporte
Posteriormente, bastou realizar o corte da área onde passará o shaft contendo os canos de dreno para os ralos das sacadas conforme anteriormente mencionado. Este corte também foi feito com serra tico-tico e finalizado com lima e lixas.
Sendo assim, o tablado já estava construído em si. Bastava apenas levar ao local onde seria instalado com as bolas de tênis em conjunto com as placas de EVA, conteúdo a ser previsto na Parte III desta joça.
Figura 11 - Chapa concluída com todos os cortes e furos

Tudo pronto, o próximo passo é realizar a instalação no local, assunto coberto na Parte III desta série.

Nenhum comentário :

Postar um comentário